Turismo Cultural
Esse estilo de turismo já existe há muitos anos. No exterior, alguns roteiros famosos envolvem a participação da colheita de azeitonas em Portugal ou caça às trufas na Itália, curso de gastronomia com chef francês, rotas gastronômicas por Paris ou Lyon, entre outras atividades.
Esse formato de viagem vai além da visita aos cartões-postais da cidade e aos tradicionais city tours, pois incentiva o turista a se aprofundar na região e conhecer um pouco mais da realidade dos moradores, da cultura e dos costumes locais.
O principal atrativo é algum aspecto da cultura humana, seja ele a história, o cotidiano, o artesanato ou qualquer outro aspecto que o conceito de cultura abranja.
A modalidade é vantajosa para o turista — que tem a chance de explorar melhor o destino e vivenciar novas experiências, e isso é válido tanto para quem já conhece a cidade como para quem está indo pela primeira vez — e para a comunidade, visto que a atividade movimenta a economia do local com sustentabilidade.
Quem pode fazer turismo de experiência?
O turismo de experiência é voltado para viajantes de todas as idades que tenham interesse em investir em uma nova forma de viagem, priorizando atividades que envolvam imersão em temas como história, cultura, gastronomia etc. Além disso, também é possível unir essa modalidade a atividades de aventura ou experiências ecológicas como passeios de balão, trilhas, cavalgadas, entre outras ideias.
Contudo, antes de definir o roteiro, é importante avaliar se ele será adequado ao perfil dos viajantes. Atividades que envolvam longas caminhadas, ou passeios de bike, por exemplo, podem não ser recomendadas para crianças ou pessoas que tenham dificuldade de locomoção. Entretanto, há diversos tipos de passeios que podemos criar roteiros personalizados para adequar a viagem ao seu perfil ou do seu grupo.
Exemplos pelos continentes
América
Chile - Moais - Ilha de Páscoa
Há muito a descobrir nas Américas, mas se a ideia é desbravar origens e um roteiro pouco convencional, vale se organizar para conhecer a Ilha de Páscoa, no Chile. Ela é conhecida como Umbigo do Mundo por ser uma das ilhas mais isoladas do planeta. Lá estão as misteriosas esculturas gigantes, os moais, que até hoje intrigam pesquisadores de antigas civilizações. Para conhecer, não é necessário pagar ingresso, porque as estruturas estão por toda a parte da ilha. Há visitas guiadas.
Antártida
Museu South Georgia
É um dos únicos lugares histórico-culturais do continente que não estão relacionados a suas belezas naturais e à vida selvagem. Leva o visitante a uma viagem para o passado do continente gelado. Um museu especializado na indústria baleeira, incluindo os aspectos da descoberta da ilha, da captura de focas, dos desbravamentos marítimos e de momentos como a Guerra do Atlântico Sul. Não é preciso comprar ingresso, o local só pede contribuições espontâneas.
Europa
Espanha - Andaluzia - Real Alcázar
É uma fortificação que surpreende por conta da variedade de suas instalações e que conta muito a história da região por sua herança islâmica e gótica, com elementos renascentistas, maneiristas e barrocos. O Real Alcázar é um dos palácios mais antigos do mundo e um dos locais mais visitados em Sevilha, capital Andaluzia, e abriga um complexo composto por jardins e arquitetura que conservam a evolução da história da região durante o último milênio. Por tudo isso, em 1987, foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco.
Africa
Tribo Mursi
As tribos do Vale do Rio Omo representam os últimos exemplos de povos nativos da África com pouca influência da cultura ocidental. Mursi, hamer, karo ou arbore equivalem, culturalmente, a nossos ianomâmi, ticuna, caiapó ou terena. Por isso, ver de perto algumas das tradições desses povos significa conhecer um sistema de vida que hoje pode estar à beira da extinção.
Os povos nativos do Omo vivem em uma das nove províncias da Etiópia, a que está situada mais ao sul do país. Por abrigar mais de 50 etnias diferentes no mesmo território, essa província tem um nome que reflete a imensa diversidade cultural: Região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul.
Ásia
Camboja - Angkor Wat
Pequenos países do sudeste asiático reservam muitos atrativos para quem gosta de história, cultura e religião. Este foi o primeiro templo hindu. Posteriormente, tornou-se budista.
Impressiona pelo seu tamanho (inicialmente ocupava área equivalente ao território de Paris) e pelas belezas das esculturas.
É conhecido por ser um dos maiores templos do mundo e um dos tesouros arqueológicos mais importantes do planeta. Tanta grandiosidade rendeu o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1992. E na Time for Travel podemos providenciar um Piquenique nas muradas para você ter uma experiencial inesquecivel.
Oceania
Nova Zelândia - Cultura Maori
Elementos da Cultura MaoriimagoDens
A Maori é uma das culturas mais fascinantes da Terra, com povos que já habitavam a ilha de Nova Zelândia muito antes da chegada dos europeus. E é em Rotorua que você vai conseguir vivenciar tudo isso de perto. Com muitas atrações culturais, é possível se aprofundar um pouco mais nos costumes nativos, com apresentações e contato direto com os moradores das vilas. Também é possível apreciar as atividades vulcânicas e geotérmicas em ação.